quarta-feira, 17 de março de 2010

MINHA CIDADE POMBAL


RESUMO HISTÓRICO
Fundação do Arraial de N.S.do Bom Sucesso do Piancó (Pombal) - (27 de julho de 1698).
Emancipação Política de Pombal - 04 de maio de 1772 quando o Arraial foi elevado a status de Vila e criada a Câmara de Vereadores.
Elevação de Pombal a categoria de Cidade em 21 de julho de 1862. (Aniversário da Cidade).
Nossa terra como Arraial e Vila é a mais antiga do sertão paraibano, berço da civilização sertaneja, isso dignifica, ainda mais, a sua importância no contexto histórico da Paraíba. Pombal que deu origem à canção Maringá. Portanto foi no dia 04 de maio de 1772 instalada oficialmente a Vila de Pombal, segundo termo lavrado naquela data, sob a presidência do Desembargador José Januário de Carvalho, Ouvidor e Corregedor da Comarca e numerosa presença de pessoas da vila recém instalada como também de outros lugares vizinhos. Elevado o Arraial de Nossa Senhora do Bom Sucesso do Piancó, à categoria de vila, com a denominação Vila Nova de Pombal em homenagem ao Marques de Pombal, constituiu logo uma Câmara independente para efeito de sua Emancipação Política e administração local. Uma vez empossados os Vereadores, ao estilo da época, cabia aos mesmos realizar uma reunião para indicar o nome daquele que deveriam ocupar a função de Capitão-mor da vila, cuja escolha podia ser feita pelo Governador da Capitania ou pelos homens de bem do lugar. Foi indicado para dirigir os destinos políticos administrativos da vila, o Capitão-mor Francisco Arruda Câmara, por contribuir para sua instalação com valiosos donativos e ter sido uma figura destacada na organização social e política da comunidade que naquele instante se Emancipava Politicamente. O Título de Capitão-mor foi agraciado por sua Majestade a Rainha de Portugal, D. Maria I.

Pombal » História

Foi ao longo dos rios que floresceram as primeiras civilizações do mundo, dando um novo rumo à história Da humanidade, por sua vez chamadas de civilizações fluviais. E o fator decisivo da colonização da nossa Terra foi o RIO PIANCÓ.

A penetração no sertão paraibano deu-se por fins agrícolas e pastoris.

Precisamente no final do século XVII a bandeira da família OLIVEIRA LÊDO atingiu o local onde foram fincados os marcos de fundação do Arraial de Piranhas, à margem direita do rio Piancó.

O sertão, até então inexplorado era ocupado pelas tribos da família CARIRI – os PEGAS e PANATIS.

A nossa Terra recebeu três denominação. A primeira Arraial de Piranhas (1696); a Segunda povoação de Nossa Senhora do Bom Sucesso (1719) e por carta régia de 22 de julho de 1766 foi elevada a categoria de vila, com o nome de Pombal. Homenagem ao primeiro Ministro do rei de Portugal D. José I, O Marquês de Pombal (Sebastião José de Carvalho e Melo). Elevada a categoria de vida deu-se a instalação oficial a 04 de maio de 1772.

A Vila tornou-se Distrito em 15 de outubro de 1827 e, em 21 de julho de 1862 foram concedidos foras de cidade a sede do Município é uma grande marca dos laços luso-brasileiro.

A comarca de Pombal foi criada em 1831 tendo sido suprida em 1882 e restaurada pela Lei Estadual n° 330 de 11 de novembro de 1898 com sede em Catolé do rocha.

Por força da Lei Estadual n° 330 de 1907 transferiu-se a sede para a cidade de Pombal.

A comarca de Pombal é de 2ª Entrância, abrangendo as cidades de Lagoa e Paulista, Cajazeirinhas, São Domingos de Pombal e São Bento de Pombal.

Pombal – foi a 1ª Vila do alto sertão paraibano, e hoje se destaca culturalmente como a Quarta (4ª ) cidade mais antiga da Paraíba.

Fonte: Prefeitura Municipal de Pombal

Nenhum comentário:

Postar um comentário