quinta-feira, 1 de abril de 2010

DOUTOR ELISEU E O HOSPITAL SINHÁ CARNEIRO.


CLEMILDO BRUNET*

Quando qualquer pessoa conversa com o Dr. Eliseu José de Melo Neto e pergunta sobre como vão às obras do Hospital e Maternidade Sinhá Carneiro, seus olhos brilham de alegria e as palavras que saem de sua boca são cheias de entusiasmos. Ele conta no mínimo detalhes, o que foi feito e o que ainda está por fazer para concretização desse sonho. Muitos não entendem a razão porque o Dr. Eliseu veio pra terrinha e tomou a iniciativa de restaurar as instalações do Sinhá Carneiro. Pe. Solon Dantas de França (saudosa memória), seu amigo e conselheiro, já o havia incumbido dessa missão.

Tenho viva ainda em minha lembrança os oito dias que internado ali passei sob os cuidados clínicos do nosso conterrâneo e amigo, cardiologista Dr. Wellington Onias; pois apesar de não dispor de uma UTI, com a graça de Deus, um verdadeiro milagre aconteceu! Minha vida foi salva, com assistência cuidadosa que tive do médico e do corpo de enfermagem. O mês era fevereiro e o ano 1994.

Os anos se passaram e por falta de condições financeiras, para tristeza nossa e dos nossos patrícios que tanto buscaram saúde naquele nosocômio, de repente, fecha-se o Sinhá Carneiro, sob o olhar pasmo da população e o desprezo e a indiferença da classe política local, que não deu nenhuma importância ao que estava acontecendo. Como se não bastasse pouco tempo depois, o prédio em completo abandono estava com sua estrutura física comprometida e seus equipamentos arruinados.

Mas, quis a providência divina trazer de volta a sua terra um homem chamado Eliseu, xará do Profeta “Eliseu” que na terminologia bíblica quer dizer “Deus é Salvação”, este, identificava-se com os homens, dando-lhes conselhos, curando-os, aliviando-os. Pois bem, o Dr. Eliseu José de Melo Neto, herdou o nome de seu avô materno numa justa homenagem de seus pais. Filho de Francisco Fragoso de Sousa e Iracê de Melo Fragoso de uma família de onze irmãos. Começou seus estudos com a própria mãe, concluindo o ensino fundamental na Escola Estadual Arruda Câmara de Pombal.

Fez vestibular pra odontologia e medicina obtendo êxito em ambos os cursos, optou pelo último; formou-se, e pouco tempo depois se especializou em Urologia. Nas inúmeras preocupações do Dr. Eliseu como urologista, está o carinho que ele dispensa ao idoso. Por este motivo em 2007 fez parte da primeira turma de pós - graduação em Geriatria da Paraíba; curso que prepara o profissional, aprimorando-o no tratamento dado as pessoas da melhor idade.

Na condição de médico humanitário Dr. Eliseu, tem sido zeloso com os seus pacientes, não somente na hora da consulta, mas também os acompanha no tratamento clínico e quando necessário realiza cirurgias na área de sua especialidade. É na verdade um pródigo no conhecimento da ciência que sob o juramento de Hipócrates sente-se bem em poder aliviar a dor e o sofrimento de seu semelhante.

O Dr. Eliseu faz aniversário dia 28 de março, em razão desta efeméride, destaco na coluna de hoje, o que está sendo para ele, “a menina dos olhos”, a concretização da reforma, restauração e funcionamento do Hospital e Maternidade Sinhá Carneiro. Já se disse por aí que é melhor começar por uma construção do que por uma reforma. No entanto, com os recursos arrecadados de várias campanhas e promoções de festas e serestas e contando com colaboradores em comissão, Dr. Eliseu está na verdade é reconstruindo o Hospital e Maternidade Sinhá Carneiro, pois todo teto e piso foram mudados e substituídos toda instalação elétrica e hidráulica.

Há quase dois meses atrás um grupo de voluntários da construção civil encampou a luta oferecendo mão de obra grátis, para concluir o que falta ser feito na parte física do Hospital Sinhá Carneiro. Mobilizaram-se os construtores em equipes para prestarem serviços ao Hospital sem nenhum custo até o término das obras. Todo final de semana uma equipe distinta uma da outra realiza esse trabalho voluntariamente. Segundo um levantamento, se fosse pagar a esses voluntariados, o custo da mão de obra sairia em torno de Quatrocentos e cinqüenta reais por final de semana.

Por outro lado, as camas e rouparia estão prontas, a cozinha faltam apenas alguns acessórios da parte hidráulica, para o centro cirúrgico foi adquirido: a mesa de cirurgia, um aparelho de anestesia e um aspirador. Na lavanderia falta algumas máquinas.

Engajar-se na luta em prol do funcionamento do Hospital e Maternidade Sinhá Carneiro é um dever de todo e qualquer pombalense. Esperamos que aconteça logo, isso é o que almeja nosso povo. Finalmente, a oferta da saúde tem que ser maior que a procura, só assim a demanda deixará de existir.

Parabéns Dr. Eliseu, feliz aniversário!


*RADIALISTA


Natal, 24 de março de 2010


Contato: brunetco@hotmail.com


Web. www.clemildo-brunet.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário