segunda-feira, 5 de abril de 2010

BIOTÔNICO FONTOURA E SEU ALMANARQUE DO JECA TATU QUEM LEMBRA?


Quando o oficial de justiça lacrava as portas da editora de Lobato, em julho de 1925, pelo menos 400.000 folhetos do Jeca Tatuzinho estavam sendo impressos, nesse momento, por encomenda do Laboratório Fontoura Serpe & Cia. Por tanto folhetos de propaganda, destinados ao lucro do editor e não por "amizade" como apregoaram alguns, em passado recente. A falência requerida era um contratempo na vida do escritor, mas nada de causar desanimo ao empreendedor. Lobato montaria nova editora; nela um departamento para a confecção de clichês de anúncios.

O Jeca Tatuzinho, personagem criado por Lobato em 1924, ensinava noções de higiene às crianças e com elas promovia produtos como o Gripargil, Maleitosan, Ankilostamina e naturalmente o Biotônico Fontoura, carro-chefe da empresa, uma das marcas mais bem sucedidas da história da propaganda brasileira. O Cândido Fontoura, proprietário do Laboratório, acreditava demais no seu produto, a julgar pelo anúncio veiculado em 1922, onde um professor perguntava ao aluno "Diga lá...Quais são as principais invenções do século XX?" e este respondia "O aeroplano, o telegrafo sem fio e o Biotónico Fontoura".

Goma de mascar
Nomeado por Washington Luiz para adido comercial da Embaixada do Brasil nos EE UU, Lobato enxergaria inúmeras oportunidades de negócios, dentre elas a goma de mascar. O escritor considerava inteligente demais a propaganda da Adams e então sugeria: "É possível que o Brasil possua senão o chicle, propriamente, pelo menos uma goma de mascar que...o substitua". Em relação ao turismo propunha "uma sabia e persistente propaganda por parte do Governo", o que no seu entender seria de "magníficas conseqüências".

O feeling mercadológico de Lobato chamaria a atenção do próprio Getúlio Vargas que em 1934 convidava-o para dirigir o Departamento de Imprensa e Propaganda, o polêmico DIP. "Encontrei-o muito absorvido pelas suas sondagens em busca de petróleo" Justificava o Presidente explicando a recusa do escritor.

A repercussão
O Almanaque do Biotónico seria uma conseqüência do extraordinário sucesso do Jeca Tatuzinho. Impresso em 34 páginas com capa a cores e anúncios ilustrados por J. U. Campos, genro de Lobato, o Almanaque, a exemplo de outros produtos similares, trazia o horoscopo, os santos do dia, curiosidades bizarras, passatempos... os anúncios redigidos por Lobato, pelo menos nas primeiras edições.

Falecido em 48 o escritor testemunhara a incrível repercussão de seu Jeca Tatuzinho, que, também, promoveria um produto ainda hoje em evidência, o Detefon, o terror dos mosquitos na "Fazenda Biotónico" da ficção


Texto de Nelson Varón Cadena

Um comentário:

  1. Você fica falando mal do BBB e essas coisas que vc coloca na verdade são coisas idiotas que naum serve pra nada.. kra se vc é taum amante de deus pq coloca essas porcarias?

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