terça-feira, 30 de março de 2010

TEATRO


A origem do teatro refere-se às primeiras sociedades primitivas que acreditavam nas danças imitativas como favoráveis aos poderes sobrenaturais para o controle dos fatos indispensáveis para a sobrevivência.

Em seu desenvolvimento, o teatro passa a representar lendas referentes aos deuses e heróis.

O teatro apareceu na Grécia Antiga, no séc. IV a.C., em decorrência dos festivais anuais em consagração a Dionísio, o deus do vinho e da alegria.

A palavra teatro significa uma determinada arte, bem como o prédio onde se apresenta a mesma. O teatro designa o local físico do espectador e o local onde realiza o drama frente à audiência.

A implantação do teatro no Brasil ocorreu devido ao empenho dos jesuítas em catequizar os índios.

Por Patrícia Lopes
Equipe Brasil Escola

quinta-feira, 25 de março de 2010

Eu não tenho nada pra dizer
Você parece no momento até saber
Como eu estou sofrendo

Vem veja através dos olhos meus a emoção que sinto
Em estar aqui
Sentir seu coração me amando

(refrão 2x)
Amigos para sempre é o que nós iremos ser
Na primavera ou em qualquer das estações
Nas horas tristes nos momentos de prazer
Amigos para sempre

Você pode estar longe, muito longe sim
Mas por te amar sinto você perto de mim,
E o meu coração contente

Não nos perderemos não te esquecerei
Você é minha vida tudo que eu sonhei
E quis para mim um dia.

(refrão 2x)
Amigos para sempre é o que nós iremos ser
Na primavera ou em qualquer das estações
Nas horas tristes nos momentos de prazer
Amigos para sempre

Olho, pra você e me pergunto assim
Se tudo é tão sincero
Por que tem que haver
Um tempo de dizer adeus ...

Amigos para sempre é o que nós iremos ser
Na primavera ou em qualquer das estações
Nas horas tristes nos momentos de prazer
Amigos para sempre

Amigos para semrpe

terça-feira, 23 de março de 2010

Juiz ouve delegada, legista e perito no segundo dia do júri do casal Nardoni





Duas testemunhas comuns à acusação e à defesa de Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá e outra convocada pela Promotoria foram ouvidas nesta terça-feira, segundo dia do júri do casal, acusado de matar a menina Isabella, 5 --filha de Alexandre--, em 2008, em São Paulo.

Acompanhe minuto a minuto o julgamento o caso Isabella
Leia cobertura completa sobre o caso Isabella
Conheça o local do julgamento
Entenda o caso da morte da menina Isabella
Veja as versões da defesa e da acusação

O júri começou às 10h05, com uma hora de atraso. Em depoimento, a delegada Renata Helena Silva Pontes deu informações sobre as investigações e disse que indiciou o casal por ter certeza da culpa do pai e da madrasta na morte de Isabella. O médico-legista Paulo Sérgio Tieppo Alves reafirmou que a menina foi ferida na testa, arremessada contra o chão e jogada do sexto andar do prédio onde moravam os acusados. O perito Luis Eduardo Carvalho, convocado pela Promotoria, fechou os depoimentos.

Maquetes do edifício London, onde a criança morreu, foram usadas pela primeira vez durante o júri.

Grupos mantiveram nesta terça-feira manifestações em frente ao fórum de Santana, onde ocorre o julgamento. A novelista Glória Perez acompanhou os depoimentos. "Vim como uma mãe que passou pelo mesmo sofrimento, para prestar solidariedade", afirmou.

Antes de o juiz Maurício Fossen, do 2º Tribunal do Júri, encerrar o segundo dia de trabalhos, o promotor Francisco Cembranelli voltou a pedir que Ana Carolina Oliveira, mãe de Isabella, fosse liberada e criticou a decisão de reter a mãe de Isabella. Ana Carolina está à disposição da Justiça, incomunicável, segunda (22), a pedido da defesa do casal Nardoni, que afirma que a testemunha poderá ser novamente requisitada durante o júri.

O juiz justificou o encerramento mais cedo do júri, por volta das 19h30 desta terça, com o fato de os jurados aparentarem cansaço, após quase 9 horas de trabalhos. O julgamento começou na segunda (22), com previsão para durar cinco dias. Na quarta (24), o júri será retomado às 9h.
Rivaldo Gomes/Folha Imagem
Homens exibem cartaz em frente a fórum; Alexandre Nardoni e Anna Jatobá são julgados por morte de Isabella
Homens exibem cartaz em frente a fórum; Alexandre Nardoni e Anna Jatobá são julgados por morte de Isabella

Delegada

O depoimento da delegada Renata Helena Silva Pontes, responsável pela investigação e indiciamento do casal Nardoni durou aproximadamente quatro horas. Pontes afirmou que indiciou Alexandre e Anna Carolina por ter certeza da culpa do casal e disse que chegou a apurar ao menos três denúncias anônimas sobre a morte da menina, mesmo após a prisão de Alexandre e Anna Carolina. Todas as informações, no entanto, acabaram classificadas como trotes.

A delegada afirmou que ter percebido, durante as investigações, que as versões apresentadas pelos acusados não batiam. "A cada dia de investigação, a cada diligência realizada, a cada nova pessoa ouvida, tinha mais embasamento que os réus praticaram o crime."

Durante o depoimento, o promotor Francisco Cembranelli utilizou as maquetes do edifício London, localizado na norte de São Paulo, onde Isabella morreu em março de 2008.

As miniaturas foram feitas especialmente para o julgamento, a pedido da acusação. Uma delas mostra o apartamento onde moravam os acusados e foi utilizada para que a delegada mostrasse o local das marcas de sangue encontradas no quarto dos filhos de Alexandre e Anna Carolina, local de onde Isabella foi jogada. A outra maquete, que mostra a parte externa do prédio, foi usada por Cembranelli para mostrar detalhes sobre o sistema de segurança do local. A eventual falta de segurança do prédio já foi abordada diversas vezes pela defesa dos acusados como forma de justificar a existência de uma terceira pessoa no local do crime, hipótese negada pela acusação.

Após o depoimento, a defesa do casal Nardoni pediu que a delegada permanecesse à disposição durante o júri. Com isso, ela ficou retida, assim como ocorreu ontem com a mãe de Isabella.

Médico-legista

O médico-legista Paulo Sérgio Tieppo Alves, outra testemunha comum à defesa e à acusação, prestou depoimento por aproximadamente três horas, desde as 15h45.

Para sustentar que Isabella foi agredida antes de cair do sexto andar do edifício London, Alves disse que foi possível separar as lesões provocadas pela agressões daquelas causadas pela queda. As lesões na testa, no pescoço e no quadril, segundo o médico-legista, apontam que Isabella foi ferida na cabeça por algum objeto, estrangulada e arremessada ao chão. As outras lesões, principalmente nos órgãos internos, foram decorrentes da queda do prédio.

Alves também detalhou um laudo odontológico que, segundo ele, mostra que a pessoa que provocou esganadura em Isabella também fez pressão para que a menina não gritasse.

Durante o depoimento, a Promotoria pediu para que o médico-legista identificasse fotos anexadas ao processo. As imagens foram mostradas aos jurados.

Perito

A última pessoa ouvida nesta terça foi o perito Luis Eduardo Carvalho, que veio da Bahia convocado pela Promotoria. Foi o depoimento mais rápido do dia --durou cerca de 30 minutos.

O perito descreveu seu método para determinar, a partir de manchas de sangue, a altura de que as gotas que as produziram podem ter caído. A advogada assistente da acusação questionou as manchas encontradas pela perícia no apartamento do casal, e Dória afirmou que, no local do crime, o sangue caiu de uma altura superior a 1,25 metro, indicando que a menina de cinco anos pode ter sido carregada até lá.

Primeiro dia

Na segunda (22), primeiro dia do júri, apenas a mãe da menina Isabella foi ouvida. Ela chorou em ao menos três momentos e foi ouvida pela acusação e pede defesa.

Os trabalhos começaram com o sorteio dos sete jurados que compõem o conselho de sentença. Cinco dos sete jurados participam de um júri pela primeira vez.

ANDRÉ MONTEIRO e FERNANDA PEREIRA NEVES, da Folha Online. Colaborou LÍVIA MARRA, editora de Cotidiano da Folha Onlin

sexta-feira, 19 de março de 2010

ZÉ RONALDO MARCA REGISTRADA

.HOMENAGEM AO TALENTOSO ARTISTA JOSÉ RONALDO LEITE.

“DE PALHAÇO A PROFESSOR”


Fato notável de um menino que pelo destino chegou até nós e aqui viveu o que o próprio destino lhe preservou.

Gosto de sempre dizer que, ao nascer iniciamos uma história única e irrepetível, e, que cada ser humano possui a sua trajetória de vida. Assim aconteceu com o nosso homenageado José Ronaldo. Nasceu em 19/03/1971, na cidade de Natal-RN e trazido para Pombal, cidade acolhedora, com apenas oito meses de vida, pela senhora Otacília Leite, sua genitora, mulher simples prestadora de serviços domésticos. Aqui chegando, localizou-se no bairro dos Pereiros onde passou parte de sua vida, infância e adolescência, em que faz referência de muito orgulho, pois foi criado com amor e singeleza por sua mãe que muito lutou para vê-lo crescer com uma boa formação.

Em criança foi divertido e alegre. Familiarizado aos colegas, sentia-se feliz no recinto em que se encontrava. Um dia despertou para ser um personagem muito forte: PALHAÇO. Conduzia a meninada ao divertimento e a alegria, contando piadas em que fez nascer o nome de Palhaço Fuleragem

. Acolheu com muito amor e prazer esta personificação. Ao crescer tomou parte ativa em movimentos estudantis e em grupo de jovens teatrais em que ressalta a junção de um grande amigo e irmão artista, Luizinho Barbosa. Ingressou em destacáveis Clubes de serviços a exemplo do Interac e Rotarac.

Jovem inteligente despertou o dom de poetar, construindo versos que lhe viessem aos sentimentos. Lembro bem que, no evento de Lançamento da minha primeira obra “Escada de Sentimentos”, em prosa e versos, realizado no colégio “Josué Bezerra”, em plena solenidade destacou-se aquele jovem ao declamar uma poesia de sua autoria dedicada a mim. A partir daquele momento o conheci e acatei como filho na poesia e como amigo, há exatamente 19 anos passados.




Lutando pela vida, Ronaldo começou a trabalhar em cidades vizinhas, Cajazeirinhas e Paulista, mostranto o seu potencial de amor e competência ao que fazia. Como palhaço e poeta conduzia o seu trabalho confiante àqueles que o contratava.

Continuadamente estudava para conseguir a sua progressão cultural e alcançar seus objetivos.

Em nossa cidade, Ronaldo deu seu contributo de trabalho ao CEMAR, Polivalente, Arruda Câmara e Arco-Íris. Formou-se em Letras na Faculdade de Ciências e Letras de Cajazeiras e exerce hoje a profissão de professor de Artes e Letras.

No colégio estadual “Arruda Câmara”. Em 03 de dezembro de 2009, houve uma Primeira Mostra de Ciências, evento de destaque e o José Ronaldo, como professor da arte teatral, apresentou com cinco dos seus alunos, poesias da minha lavra. Rica e bela apresentação, provocando-me

grande emoção.






Observamos em Zé Ronaldo um homem verdadeiramente progressivo, isto é, aquele que faz por si mesmo o progresso dos seus desejos e sonhos. É um exemplo para tantos jovens que se perdem por não saberem buscar os seus horizontes.

É mesmo admirável conhecer a história daquele menino pobre que soube dignamente lutar pelo seu futuro.

Hoje, ele sente orgulho pelo que alcançou com seus esforços, pois de um simples “palhaço” tornou-se um dinâmico “professor”. Parabéns Ronaldo pela história bonita que você tem para contar e pela importante função que exerce hoje.

Parabéns também pelo seu aniversário natalício neste 19 de março, que Deus o cubra com muitas bênçãos para o seu futuro. Beijos no seu coração! Felicidades e muito progresso na continuação de sua vida! São os votos de quem o ama e admira muito! CESSA.



Cessa Lacerda Fernandes

Poetisa e escritora pombalense

Contatos: cessalacerdapb@hotmail.com

cessalacerda@yahoo.com.br.

Pombal, 19/ 03/2010

quarta-feira, 17 de março de 2010

VOCÊ NÃO PODE PERDER !


ATOS DA PAIXÃO 2010
ATOS DA PAIXÃO 2010

Após um ano sem apresentação da Peça Teatral Atos da Paixão, o elenco do Espaço Educacional “Arco-íris” entra em cena com o desafio de levar mais uma vez ao público neste ano de 2010 esta história de sofrimento, amor e fé contada por crianças e adolescentes.

O espetáculo traz em seu elenco aproximadamente 62 componentes, contando com uma equipe de professores que estão engajados desde os cenários, a iluminação e a sonoplastia, como também o figurino.

Portanto, o Espaço Educacional “Arco-íris” tem a honra de convidar a comunidade em geral para participar e prestigiar esta ação educativa que envolve arte e religião, nos instigando a refletir Naquele que morreu pelos nossos pecados para nos dá a salvação.

O espetáculo ocorrerá no próximo dia 31 de março às 20:00h no Cenáculo desta cidade.

DIREÇÃO: ZÉ RONALDO
ILUMINAÇÃO: TOTINHA
SONOPLÁSTIA: JOSÉLIO
FIGURINO: KAIRÓS
CENÁRIOS: ARCO-ÍRIS

VC NÃO PODE PERDER AJUDE-NOS A DIVULGAR ESTE EVENTO TOTALMENTE GRÁTIS !!

DANIEL



"O melhor amigo é aquele com quem nos sentamos por longas horas, sem dizer uma palavra, e ao deixa-lo, temos a impressão de que foi a melhor conversa que já tivemos."

BENIGNA PENSANDO...


"O bom humor espalha mais felicidade que todas as riquezas do mundo. Vem do hábito de olhar para as coisas com esperança e de esperar o melhor e não o pior." (Alfred Armand Montapert)

BIZA


A independência do homem não se faz com atitudes radicais e inesperadas, e sim na coerência com que dirige sua vida."

HEBERTON FARÁ O PAPEL DE JESUS NO ATOS DA PAIXÃO 2010


"Profissionalmente se deve viver como o caçador de recompensas. Sempre procurando da melhor maneira se aproveitar das boas oportunidades, jamais esquecendo dos riscos envolvidos nos novos empreendimentos."

MINHA CIDADE POMBAL


RESUMO HISTÓRICO
Fundação do Arraial de N.S.do Bom Sucesso do Piancó (Pombal) - (27 de julho de 1698).
Emancipação Política de Pombal - 04 de maio de 1772 quando o Arraial foi elevado a status de Vila e criada a Câmara de Vereadores.
Elevação de Pombal a categoria de Cidade em 21 de julho de 1862. (Aniversário da Cidade).
Nossa terra como Arraial e Vila é a mais antiga do sertão paraibano, berço da civilização sertaneja, isso dignifica, ainda mais, a sua importância no contexto histórico da Paraíba. Pombal que deu origem à canção Maringá. Portanto foi no dia 04 de maio de 1772 instalada oficialmente a Vila de Pombal, segundo termo lavrado naquela data, sob a presidência do Desembargador José Januário de Carvalho, Ouvidor e Corregedor da Comarca e numerosa presença de pessoas da vila recém instalada como também de outros lugares vizinhos. Elevado o Arraial de Nossa Senhora do Bom Sucesso do Piancó, à categoria de vila, com a denominação Vila Nova de Pombal em homenagem ao Marques de Pombal, constituiu logo uma Câmara independente para efeito de sua Emancipação Política e administração local. Uma vez empossados os Vereadores, ao estilo da época, cabia aos mesmos realizar uma reunião para indicar o nome daquele que deveriam ocupar a função de Capitão-mor da vila, cuja escolha podia ser feita pelo Governador da Capitania ou pelos homens de bem do lugar. Foi indicado para dirigir os destinos políticos administrativos da vila, o Capitão-mor Francisco Arruda Câmara, por contribuir para sua instalação com valiosos donativos e ter sido uma figura destacada na organização social e política da comunidade que naquele instante se Emancipava Politicamente. O Título de Capitão-mor foi agraciado por sua Majestade a Rainha de Portugal, D. Maria I.

Pombal » História

Foi ao longo dos rios que floresceram as primeiras civilizações do mundo, dando um novo rumo à história Da humanidade, por sua vez chamadas de civilizações fluviais. E o fator decisivo da colonização da nossa Terra foi o RIO PIANCÓ.

A penetração no sertão paraibano deu-se por fins agrícolas e pastoris.

Precisamente no final do século XVII a bandeira da família OLIVEIRA LÊDO atingiu o local onde foram fincados os marcos de fundação do Arraial de Piranhas, à margem direita do rio Piancó.

O sertão, até então inexplorado era ocupado pelas tribos da família CARIRI – os PEGAS e PANATIS.

A nossa Terra recebeu três denominação. A primeira Arraial de Piranhas (1696); a Segunda povoação de Nossa Senhora do Bom Sucesso (1719) e por carta régia de 22 de julho de 1766 foi elevada a categoria de vila, com o nome de Pombal. Homenagem ao primeiro Ministro do rei de Portugal D. José I, O Marquês de Pombal (Sebastião José de Carvalho e Melo). Elevada a categoria de vida deu-se a instalação oficial a 04 de maio de 1772.

A Vila tornou-se Distrito em 15 de outubro de 1827 e, em 21 de julho de 1862 foram concedidos foras de cidade a sede do Município é uma grande marca dos laços luso-brasileiro.

A comarca de Pombal foi criada em 1831 tendo sido suprida em 1882 e restaurada pela Lei Estadual n° 330 de 11 de novembro de 1898 com sede em Catolé do rocha.

Por força da Lei Estadual n° 330 de 1907 transferiu-se a sede para a cidade de Pombal.

A comarca de Pombal é de 2ª Entrância, abrangendo as cidades de Lagoa e Paulista, Cajazeirinhas, São Domingos de Pombal e São Bento de Pombal.

Pombal – foi a 1ª Vila do alto sertão paraibano, e hoje se destaca culturalmente como a Quarta (4ª ) cidade mais antiga da Paraíba.

Fonte: Prefeitura Municipal de Pombal

O BICHO VAI PEGAR

Por Reuters, reuters.com, Atualizado: 17/3/2010 13:23
Superexposição faz diferença entre Dilma e Serra cair



REUTERS
Por Natuza Nery

SÃO PAULO (Reuters) - O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), manteve a liderança na corrida presidencial, mostrou pesquisa CNI/Ibope nesta quarta-feira, mas a sua diferença para a ministra Dilma Rousseff (PT) caiu para 5 pontos percentuais.

A ministra vem ganhando musculatura nas recentes sondagens. Empata tecnicamente com seu principal adversário no Sul (34 por cento para ela e 36 por cento para ele) e vence no Nordeste por 14 pontos percentuais (30 por cento a 25 por cento). Já o tucano tem uma folgada vantagem de 15 pontos percentuais na região de maior densidade eleitoral do país, o Sudeste (40 por cento a 25 por cento).

Serra recuou para 35 por cento das intenções de voto em março, ante 38 por cento da pesquisa divulgada em dezembro, enquanto Dilma subiu para 30 por cento, ante 17 por cento anteriormente. Considerado o piso do primeiro e o teto da segunda, os dois estão próximos do limite de um empate técnico --a margem de erro da sondagem encomendada pela Confederação Nacional da Indústria é de 2 pontos percentuais.

"Nas três pesquisas que fizemos até agora, é claro o aumento de intenção de voto dada à Dilma. Ela foi, nos últimos seis meses, o personagem político mais atuante em relação a seus eventuais adversários. Ela se tornou mais conhecida e os eleitores estão percebendo mais claramente que ela é a candidata apoiada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva", avaliou Rafael Lucchesi, diretor de operações da CNI.

Uma pesquisa do Ibope de fevereiro, encomendada pela Associação Comercial de São Paulo, já mostrava o crescimento de Dilma e a redução da liderança do tucano. Na ocasião, Serra tinha 36 por cento e a ministra, 25 por cento.

O governador de São Paulo ainda não declarou publicamente sua intenção de disputar a Presidência em outubro. Deve fazê-lo nos últimos dias de março. Ele conserva a dianteira em todos os estratos de renda, exceto entre aqueles que ganham até um salário mínimo.

Segundo sondagem divulgada nesta manhã, o deputado Ciro Gomes (PSB) aparece em terceiro lugar. Ele oscilou negativamente de 13 para 11 por cento, enquanto a senadora Marina Silva (PV) manteve-se com 6 por cento.

Na última segunda-feira, a Reuters publicou reportagem mostrando que a diferença entre o tucano e a petista havia caído para cerca de 5 pontos percentuais e que seu percentual de intenção de voto superava os 25 por cento.

TRANSFERÊNCIA DE VOTO

O instituto também mediu o potencial de transferência de votos do presidente: 53 por cento dos entrevistados afirmaram preferem votar em um candidato apoiado por Lula, enquanto 10 por cento podem votar em um nome da oposição. Outros 33 por cento afirmam que não levarão a posição do presidente em conta na hora de votar.

"É uma força significativa", adicionou Lucchesi.

Apesar do esforço do presidente em deixar claro que sua candidata é Dilma, a pesquisa mostrou apenas pouco mais da metade dos entrevistados (58 por cento) identificam a ministra nesse papel.

Serra é o concorrente mais conhecido pela população: 65 por cento dos entrevistados afirmam conhecê-lo bem ou "mais ou menos". Ele também apresenta o menor índice de rejeição (25 por cento).

Já Dilma é conhecida bem ou "mais ou menos" por 44 por cento dos entrevistados, enquanto sua rejeição caiu fortemente para 27 por cento, ante os 41 por cento da pesquisa divulgada em dezembro.

LIDERANÇA

Apesar da queda, o governador de São Paulo lidera em todos os cenários estimulados --quando os nomes são apresentados aos entrevistados--, inclusive os de segundo turno.

No ranking espontâneo, porém, há uma inversão. Lula ainda aparece em primeiro lugar, com 20 por cento, apesar de estar fora do jogo eleitoral. Dilma aparece em segundo lugar (14 por cento), seguido por Serra, com 10 por cento. Não há comparação anterior nesse caso. Há nessa lista, um dado importante: 42 por cento dos entrevistados ainda se declaram indecisos.

"O quadro político futuro vai depender da atuação dos demais nomes após se tornarem pré-candidatos", acrescentou Lucchesi. "Quando a campanha começar, os outros candidatos vão buscar exposição."

O Ibope entrevistou 2.002 pessoas entre os dias 6 e 10 de março em 140 municípios.

terça-feira, 16 de março de 2010

SER FELIZ SÓ DEPENDE DE VOCÊ !


Lembre-se:
Ser feliz não é ter um céu sem tempestades, caminhos sem acidentes, trabalhos sem fadigas, relacionamentos sem decepções.

Ser feliz é encontrar força no perdão, esperança nas batalhas, segurança no palco do medo, amor nos desencontros.

Ser feliz não é apenas valorizar o sorriso, mas refletir sobre a tristeza.

Não é apenas comemorar o sucesso, mas aprender lições nos fracassos. Não é apenas ter júbilo nos aplausos, mas encontrar alegria no anonimato.

Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.

Ser feliz não é uma fatalidade do destino, mas uma conquista de quem sabe viajar para dentro do seu próprio ser.

Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma. É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.

Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um "não". É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta. É beijar os filhos, curtir os pais e ter momentos poéticos com os amigos, mesmo que eles nos magoem.

Ser feliz é deixar viver a criança livre, alegre e simples que mora dentro de você. É ter maturidade para falar: "Eu Errei". É ter ousadia para dizer: "Me Perdoe". É ter sensibilidade para confessar: "Eu Preciso De Você".

Ser feliz é ter a capacidade de dizer: "Eu Te Amo".

Leia mais: Ser Feliz! http://mensagensepoemas.uol.com.br/mensagens-de-felicidade/ser-feliz-5.html#ixzz0iLCGTq1y
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DIÁ

VALDO

ZÉ RONALDO

TOTINHA E LUCICLEIDE

LURDINHA

segunda-feira, 15 de março de 2010

MARIA LUIZA E ANA LUIZA

PROFISSÃO PROFESSOR

A arte de ensinar é uma tarefa difícil demais para que alguém se envolva nela por comodismo, falta de fato melhor, ou porque é preciso auferir ganhos.
Os padres da Companhia de Jesus, instalaram a primeira escola em 1549. O ensino nesta época era tradicional. A escola tradicional permaneceu por aproximadamente trezentos e oitenta e três anos. Com o governo de Getúlio Vargas, deu-se início à escola nova, onde o professor não se comportava como o transmissor de conhecimentos e sim um facilitador de aprendizagem, onde o aluno era um ser ativo e participante e estava no centro do processo de ensino/aprendizagem. Essa escola era uma escola democrática e divulgada para todos (o cidadão democrático).

O advento da escola nova foi em 1932. Em 1964 tem início a Escola Tecnicista, e o modelo americano é instituído em nosso país. Com o tecnicismo empregado em todos os campos, o aluno era impedido de criar e pensar, impediu-se a expressão dialética. Na escola tecnicista o social era ditado pelos militares que detinham o poder, e foram anunciados padrões e métodos educacionais com ferramentas que impressionavam e davam subsídios diferentes nas formas de ensinar. Nesta época foram instalados os recursos audiovisuais como suporte pedagógico, a instrução programada e o ensino individualizado.

Em 1983 deu-se o aparecimento da Escola Crítica, onde o professor era o educador que orientava o contorno da aprendizagem com participação real do aluno, aluno enfatizado como cidadão, aluno que construía e ressignificava a história. Na Escola Crítica havia articulação e interação entre o educador e o educando, sendo empregados todos os contornos que possibilitavam a apreensão crítica e reflexiva dos conhecimentos com enfoque na construção e reconstrução do saber.

Já no século XXI, observamos que na construção do saber a tecnologia passa a dominar os espaços locais e temporais, impedindo a atuação dialógica, a interação, e a transmissão de emoções . Com o uso inadequado da tecnologia há a individualização do ser humano, tornando-o espectador e talvez um indivíduo sem estímulo para superar barreiras, sem explicação dialética do dia-a-dia, sem afinidade com o social e alienado em suas relações com o global. Com a escola tecnológica, corre-se o risco de exclusão do indivíduo no social, fechando-o em seu mundo, sem articulação com os demais membros da sociedade. Devemos aliar forças para que isso não aconteça, buscando todas as oportunidades em busca da criatividade, pois a educação tem por intenção a humanização do homem.

Devemos ter em mente que os professores exercem um papel insubstituível no processo da transformação social. A formação identitária do professor abrange o profissional, pois a docência vai mais além do que somente dar aulas, constituiu fundamentalmente a sua atuação profissional na prática social. A formação dos educadores não se baseia apenas na racionalidade técnica , como apenas executores de decisões alheias, mas , cidadãos com competência e habilidade na capacidade de decidir, produzindo novos conhecimentos para a teoria e prática de ensinar.

O professor do século XXI, deve ser um profissional da educação que elabora com criatividade conhecimentos teóricos e críticos sobre a realidade. Nessa era da tecnologia, os professores devem ser encarados e considerados como parceiros/autores na transformação da qualidade social da escola, compreendendo os contextos históricos, sociais , culturais e organizacionais que fazem parte e interferem na sua atividade docente. Cabe então aos professores do século XXI a tarefa de apontar caminhos institucionais (coletivamente) para enfrentamento das novas demandas do mundo contemporâneo, com competência do conhecimento, com profissionalismo ético e consciência política. Só assim, estaremos aptos a oferecer oportunidades educacionais aos nossos alunos para construir e reconstruir saberes à luz do pensamento reflexivo e crítico entre as transformações sociais e a formação humana, usando para isso a compreensão e a proposição do real, sem deixar se seduzir pelos caminhos deslumbrantes dos anúncios publicitários, pelas opiniões tendenciosas da mídia.

Pela primeira vez na história, os docentes brasileiros serão homenageados com a criação de um selo que será lançado no próximo ano no Dia do Professor, comemorado em 15 de outubro. A criação do novo selo foi aprovada na 102.ª reunião da Comissão Filatélica Nacional, realizada na sede da empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, em Brasília. A sugestão do selo comemorativo foi feita pelo professor Carlos Alberto Xavier, representante do Ministério da Educação e membro da comissão. Na pauta deste ano foram analisadas 640 propostas e eleitos 13 temas.

Que a homenagem se concretize, pois merecemos, mas, devemos ser valorizados também pelo nosso trabalho profissional, pois passa pela escola e pela mão dos professores todos os cidadãos desta nossa Pátria Brasil!

Autora: Amelia Hamze
Educadora
Profª UNIFEB/CETEC e FISO - Barretos

SARINHA


Senhor, nossa sociedade está dando as crianças e aos jovens uma visão defeituosa do amor.Tu és o amor. Ao ouvirem música, assistirem aos programas de televisão, lerem histórias de ficção e observarem os que os rodeiam, é bem provável que, infelizmente, estejam aprendendo que o amor é condicional, baseado em sentimentos e temporário.
Como podemos, senhor ajudar nossas crianças e nossos jovens a verem por trás das distorções que o mundo faz do amor e perceberem o tripo de amor divino? como fazer com que percebam que, se quiserem viver o amor, precisam olhar para ti?
Senhor, que este seja o nosso desejo: ser luz diante de nossas crianças e nossos jovens para que possam viver a luz da tua palavra, e não do dinheiro.
Enfim, rogo a ti, senhor em nome de todos os educadores e todas as educadoras, que os abençoe e lhes abra fronteiras, que tua mão esteja com cada um deles e que o mal não os atinja ( Crônicas 4: 9-10)
Amém

ATOS DA PAIXÃO 2010

ATOS DA PAIXÃO 2010

Após um ano sem apresentação da Peça Teatral Atos da Paixão, o elenco do Espaço Educacional “Arco-íris” entra em cena com o desafio de levar mais uma vez ao público neste ano de 2010 esta história de sofrimento, amor e fé contada por crianças e adolescentes.

O espetáculo traz em seu elenco aproximadamente 62 componentes, contando com uma equipe de professores que estão engajados desde os cenários, a iluminação e a sonoplastia, como também o figurino.

Portanto, o Espaço Educacional “Arco-íris” tem a honra de convidar a comunidade em geral para participar e prestigiar esta ação educativa que envolve arte e religião, nos instigando a refletir Naquele que morreu pelos nossos pecados para nos dá a salvação.

O espetáculo ocorrerá no próximo dia 31 de março às 20:00h no Cenáculo desta cidade.

DIREÇÃO: ZÉ RONALDO
ILUMINAÇÃO: TOTINHA
SONOPLÁSTIA: JOSÉLIO
FIGURINO: KAIRÓS
CENÁRIOS: ARCO-ÍRIS

VC NÃO PODE PERDER AJUDE-NOS A DIVULGAR ESTE EVENTO TOTALMENTE GRÁTIS !!

ILDA

MAIRLY REJANE

sábado, 13 de março de 2010

JOACEMA

MARIA THEREZA É ARCO-ÍRIS


Alô gatinha Arco-Íris, é um prazer tê-la em nosso blog, que Deus abençoe,
Grande beijo neste coraçãozinho!!!

PARE E PENSE


Deus,
Entra no meio do fogo e te faz vencedor
Acima de tudo e de todos Ele é Senhor
Sua honra e a sua glória Não dá para ninguém
É Deus
Ninguém consegue lhe deter Quando Ele quer agir
o homem mesmo estando morto Ele faz ressurgir
Para mostrar a grande autoridade da sua mão
Ele é bem maior Do que todo o mundo
Jesus é também Dono de tudo
Ele opera até mesmo Sem deixar sinal
Ele passa em sua frente E tira todo mal
Ele mata, Ele fere E também faz viver
Porque tem autoridade É dono do poder
Ele pega o derrotado E faz um vencedor
Pra mostrar a imensidão Que há no seu amor
Porque, Ele é Senhor
o meu Deus
Não pode nem por brincadeira Lhe desafiar
Pois Ele é muito Poderoso E outro igual não há
Ele pode virar este mundo Pelo avesso
É Deus
Que usa o homem com a queixada E Ele mata mil
Foi Ele quem tocou nas águas E o mar se abriu
E o povo atravessou seguro Pela fé
Ele é bem maior Do que todo mundo
Jesus é também dono de tudo
Ele opera até mesmo Sem deixar sinal
Ele passa em sua frente E tira todo mal
Ele mata, Ele fere E também faz viver
Porque tem autoridade è dono do poder
Ele pega o derrotado E faz um vencedor
Pra mostrar a imensidão Que há no Seu amor
Porque Ele é Senhor
Ele opera até mesmo Sem deixar sinal
Ele passa em sua frente E tira todo mal
Ele mata, Ele fere E também faz viver
Porque tem autoridade é dono do poder
Ele pega o derrotado e faz um vencedor
Pra mostrar a imensidão Que há no Seu amor
Porque Ele é Senhor
Ele é Senhor

PULSEIRINHAS DO SEXO PROIBIDA EM VÁRIAS ESCOLAS DO BRASIL


As coloridas pulseiras de silicone, agora promovidas “a pulseiras do sexo” geraram entre os adolescentes e os pais destes, o maior burburinho desde que começaram a aparecer na imprensa artigos que as associam a mensagens de carácter sexual.

Usando uma pulseira de determinada cor, a adolescente através dum jogo (o Snap) indica até onde quer ir nos carinhos ou mesmo na actividade sexual.

Código das cores:

Amarela - abraço
Rosa - mostrar o peito
Laranja - dentadinha de amor
Roxa - beijo com a língua - talvez sexo
Vermelha - lap dance
Verde - sexo oral a ser praticado pelo rapaz
Branca - a menina escolhe o que lhe apetecer
Azul - sexo oral a ser praticado pela menina
Preta - sexo com a menina na posição do missionário

VENHA PARA O ATOS DA PAIXÃO 2010

LUCAS FARÁ O TIRANO PILATOS NO ATOS DA PAIXÃO 2010


O aluno Lucas também do 9º ano estará interpretando o papel do tirano Poncios pilatos.

MARINA FARÁ MARIA NO ATOS DA PAIXÃO 2010


A aluna Marina do 9º ano, estará no brilhante e emocionante papel de Maria mãe do filho de Deus.

SAUDADES DESTA ESCOLA


QUE SAUDADE DESSA ESCOLA
Com certeza , estarei no evento.
Já fiz parte do "Atos da Paichão" I e II !

sexta-feira, 12 de março de 2010

ATOS DA PAIXÃO 2010


ATOS DA PAIXÃO 2010

Após um ano sem apresentação da Peça Teatral Atos da Paixão, o elenco do Espaço Educacional “Arco-íris” entra em cena com o desafio de levar mais uma vez ao público neste ano de 2010 esta história de sofrimento, amor e fé contada por crianças e adolescentes.

O espetáculo traz em seu elenco aproximadamente 62 componentes, contando com uma equipe de professores que estão engajados desde os cenários, a iluminação e a sonoplastia, como também o figurino.

Portanto, o Espaço Educacional “Arco-íris” tem a honra de convidar a comunidade em geral para participar e prestigiar esta ação educativa que envolve arte e religião, nos instigando a refletir Naquele que morreu pelos nossos pecados para nos dá a salvação.

O espetáculo ocorrerá no próximo dia 31 de março às 20:00h no Cenáculo desta cidade.

DIREÇÃO: ZÉ RONALDO
ILUMINAÇÃO: TOTINHA
SONOPLÁSTIA: JOSÉLIO
FIGURINO: KAIRÓS
CENÁRIOS: ARCO-ÍRIS

VC NÃO PODE PERDER AJUDE-NOS A DIVULGAR ESTE EVENTO TOTALMENTE GRÁTIS !!

quinta-feira, 11 de março de 2010

A Campanha da Fraternidade 2010 será ecumênica, ou seja, todas as igrejas cristãs que participam do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil, CONIC, irão participar. Com isso os resultados serão muito mais abrangentes, pois nos anos anteriores eram somente os católicos que participavam.



O tema escolhido é: Economia e Vida



O lema é: “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro” (MT 6,24c)



Na Bíblia, os pobres e todos os necessitados estão no centro da justiça que Deus exige das relações humanas e econômicas. A pobreza é produto de decisões e de políticas humanas.



Reverter a situações de extrema necessidade de um elevado número de cidadãos e cidadãs brasileiros é obrigação inadiável de uma de uma sociedade como a nossa que aspira a ocupar lugar entre os países mais desenvolvidos do mundo.



A Campanha quer contribuir a equacionar a relação entre economia, vida humana e conservação do meio ambiente vital reconhecendo a natureza social e política da economia.



O objetivo geral da campanha é: Unir Igrejas Cristãs e pessoas de boa vontade na promoção de uma economia a serviço da vida, sem exclusões, criando uma cultura de solidariedade e paz.

FAÇA PARTE DESTA HISTÓRIA

A TÉCNICA

ABRE ALAS

Marchinhas de Carnaval
Composição: by Chiquinha Gonzaga

Ó abre alas que eu quero passar
Ó abre alas que eu quero passar
Eu sou da lira não posso negar
Eu sou da lira não posso negar

Ó abre alas que eu quero passar
Ó abre alas que eu quero passar
Rosa de ouro é que vai ganhar
Rosa de ouro é que vai ganhar

MUITO BONITINHAAAAAAAAAA!!!!!

HOMEM ARANHA

VAMOS FAZER UMA FESTA?

OLHA QUE COISA MAIS LINDA, MAIS CHEIA DE GRAÇA!

EU QUERO BANHO DE CHEIRO...

sexta-feira, 5 de março de 2010

COPA DO MUNDO



Adversário do Brasil sofre para jogarO amistoso entre a Coreia do Norte, primeiro adversário do Brasil na Copa, e a Venezuela, realizado ontem em San Felipe, e que terminou empatado por 1 a 1, daria livro. Se não bastasse a maratona que os norte-coreanos enfrentaram para chegar à Venezuela, o confronto por pouco não aconteceu.

Os norte-coreanos reclamaram muito do calor e só resolveram entrar em campo depois de uma longa negociação que envolveu o presidente da Federação Venezuelana, Rafael Esquivel.

A partida, inicialmente marcada para as 15h locais (16h30 de Brasília), teve de ser adiada para as 16h30 (18h de Brasília).

No sábado, após disputar um torneio em Sri Lanka, a Coreia do Norte partiu rumo ao Chile. Na conexão na França, a delegação foi avisada do terremoto que atingiu o País. A Venezuelana ofereceu um amistoso em San Filipe.

O problema é que os norte-coreanos não tinham visto para sair do aeroporto de Paris e só embarcaram para a Venezuela na segunda-feira. Em território sul-americano, descobriram que 20 malas com uniformes foram extraviadas. O jeito foi jogar com o uniforme reserva da Venezuela, com o símbolo coberto.



TEMPO DE QUARESMA


A palavra Quaresma vem do latim quadragésima e é utilizada para designar o período de quarenta dias que antecedem a festa ápice do cristianismo: a ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no famoso Domingo de Páscoa. Esta prática data desde o século IV.

Na quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas e termina na quinta-feira (até a Missa da Ceia do Senhor, exclusive - Diretório da Liturgia - CNBB) da Semana Santa, os católicos realizam a preparação para a Páscoa. O período é reservado para a reflexão, a conversão espiritual. Ou seja, o católico deve se aproximar de Deus visando o crescimento espiritual. Os fiéis são convidados a fazerem uma comparação entre suas vidas e a mensagem cristã expressa nos Evangelhos. Esta comparação significa um recomeço, um renascimento para as questões espirituais e de crescimento pessoal. O cristão deve intensificar a prática dos princípios essenciais de sua fé com o objetivo de ser uma pessoa melhor e proporcionar o bem para os demais.

Essencialmente, o período é um retiro espiritual voltado à reflexão, onde os cristãos se recolhem em oração e penitência para preparar o espírito para a acolhida do Cristo Vivo, Ressuscitado no Domingo de Páscoa. Assim, retomando questões espirituais, simbolicamente o cristão está renascendo, como Cristo. Todas as religiões têm períodos voltados à reflexão, eles fazem parte da disciplina religiosa. Cada doutrina religiosa tem seu calendário específico para seguir. A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que significa luto e penitência.
Cerca de duzentos anos após o nascimento de Cristo, os cristãos começaram a preparar a festa da Páscoa com três dias de oração, meditação e jejum. Por volta do ano 350 d. C., a Igreja aumentou o tempo de preparação para quarenta dias. Assim surgiu a Quaresma.

Qual o significado destes 40 dias?

Na Bíblia, o número quatro simboliza o universo material. Os zeros que o seguem significam o tempo de nossa vida na terra, suas provações e dificuldades. Portanto, a duração da Quaresma está baseada no símbolo deste número na Bíblia. Nela, é relatada as passagens dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias de Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, dos 400 anos que durou a estada dos judeus no Egito, entre outras. Esses períodos vêm sempre antes de fatos importantes e se relacionam com a necessidade de ir criando um clima adequado e dirigindo o coração para algo que vai acontecer.

O que os cristãos devem fazer no tempo de Quaresma?

A Igreja católica propõe, por meio do Evangelho proclamado na quarta-feira de cinzas, três grandes linhas de ação: a oração, a penitência e a caridade. Não somente durante a Quaresma, mas em todos os dias de sua vida, o cristão deve buscar o Reino de Deus, ou seja, lutar para que exista justiça, a paz e o amor em toda a humanidade. Os cristãos devem então recolher-se para a reflexão para se aproximar de Deus. Esta busca inclui a oração, a penitência e a caridade, esta última como uma conseqüência da penitência.

Ainda é costume jejuar durante este tempo?

Sim, ainda é costume jejuar na Quaresma, ainda que ele seja válido em qualquer época do ano. A igreja propõe o jejum principalmente como forma de sacrifício, mas também como uma maneira de educar-se, de ir percebendo que, o que o ser humano mais necessita é de Deus. Desta forma se justifica as demais abstinências, elas têm a mesma função.

Oficialmente, o jejum deve ser feito pelos cristãos batizados, na quarta-feira de cinzas e na sexta-feira santa. Pela lei da igreja, o jejum é obrigatório nesses dois dias para pessoas entre 18 e 60 anos. Porém, podem ser substituídos por outros dias na medida da necessidade individual de cada fiel, e também praticados por crianças e idosos de acordo com suas disponibilidades.

O jejum, assim como todas as penitências, é visto pela igreja como uma forma de educação no sentido de se privar de algo e reverte-lo em serviços de amor, em práticas de caridade. Os sacrifícios, que podem ser escolhidos livremente, por exemplo: um jovem deixa de mascar chicletes por um mês, e o valor que gastaria nos doces é usado para o bem de alguém necessitado.

O que é a Campanha da Fraternidade?

O percurso da Quaresma é acompanhado pela realização da Campanha da Fraternidade – a maior campanha da solidariedade do mundo cristão. Cada ano é contemplado um tema urgente e necessário.

A Campanha da Fraternidade é uma atividade ampla de evangelização que ajuda os cristãos e as pessoas de boa vontade a concretizarem, na prática, a transformação da sociedade a partir de um problema específico, que exige a participação de todos na sua solução. Ela tornou-se tão especial por provocar a renovação da vida da igreja e ao mesmo tempo resolver problemas reais.

Seus objetivos permanentes são: despertar o espírito comunitário e cristão no povo de Deus, comprometendo, em particular, os cristãos na busca do bem comum; educar para a vida em fraternidade, a partir da justiça e do amor: exigência central do Evangelho. Renovar a consciência da responsabilidade de todos na promoção humana, em vista de uma sociedade justa e solidária.

Os temas escolhidos são sempre aspectos da realidade sócio-econômico-política do país, marcada pela injustiça, pela exclusão, por índices sempre mais altos de miséria. Os problemas que a Campanha visa ajudar a resolver, se encontram com a fraternidade ferida, e a fé, tem o compromisso de restabelecê-la. A partir do início dos encontros nacionais sobre a CF, em 1971, a escolha de seus temas vem tendo sempre mais ampla participação dos 16 Regionais da CNBB que recolhem sugestões das Dioceses e estas das paróquias e comunidades.

Como começou a Campanha da Fraternidade?

Em 1961, três padres responsáveis pela Cáritas Brasileira idealizaram uma campanha para arrecadar fundos para as atividades assistenciais e promocionais da instituição e torná-la autônoma financeiramente. A atividade foi chamada Campanha da Fraternidade e realizada pela primeira vez na quaresma de 1962, em Natal-RN, com adesão de outras três Dioceses e apoio financeiro dos Bispos norte-americanos. No ano seguinte, 16 Dioceses do Nordeste realizaram a campanha. Não teve êxito financeiro, mas foi o embrião de um projeto anual dos Organismos Nacionais da CNBB e das Igrejas Particulares no Brasil, realizado à luz e na perspectiva das Diretrizes Gerais da Ação Pastoral (Evangelizadora) da Igreja em nosso País.

Este projeto se tornou nacional no dia 26 de dezembro de 1963, com uma resolução do Concílio Vaticano II, a maior e mais importante reunião da igreja católica. O projeto realizou-se pela primeira vez na quaresma de 1964. Ao longo de quatro anos seguidos, por um período extenso em cada um, os Bispos ficaram hospedados na mesma casa, em Roma, participando das sessões do Concílio e de diversos momentos de reunião, estudo, troca de experiências. Nesse contexto, nasceu e cresceu a Campanha da Fraternidade.

Qual é a relação entre Campanha da Fraternidade e a Quaresma?

A Campanha da Fraternidade é um instrumento para desenvolver o espírito quaresmal de conversão e renovação interior a partir da realização da ação comunitária, que para os católicos, é a verdadeira penitência que Deus quer em preparação da Páscoa. Ela ajuda na tarefa de colocar em prática a caridade e ajuda ao próximo. É um modo criativo de concretizar o exercício pastoral de conjunto, visando a transformação das injustiças sociais.

Desta forma, a Campanha da Fraternidade é maneira que a Igreja no Brasil celebra a quaresma em preparação à Páscoa. Ela dá ao tempo quaresmal uma dimensão histórica, humana, encarnada e principalmente comprometida com as questões específicas de nosso povo, como atividade essencial ligada à Páscoa do Senhor.

Quais são os rituais e tradições associados com este tempo?

As celebrações têm início no Domingo de Ramos, ele significa a entrada triunfal de Jesus, o começo da Semana Santa. Os ramos simbolizam a vida do Senhor, ou seja, Domingo de Ramos é entrar na Semana Santa para relembrar aquele momento.

Depois, celebra-se a Ceia do Senhor, realizada na quinta-feira santa, conhecida também como o lava pés. Ela celebra Jesus criando a eucaristia, a entrega de Jesus e portanto, o resgate dos pecadores.

Depois, vem a celebração da Sexta-feira da Paixão, também conhecida como sexta-feira santa, que celebra a morte do Senhor, às 15 horas. Na sexta à noite geralmente é feita uma procissão ou ainda a Via Sacra, que seria a repetição das 14 passagens da vida de Jesus.

No sábado à noite, o Sábado de Aleluia, é celebrada a Vigília Pascal, também conhecida como a Missa do Fogo. Nela o Círio Pascal é acesso, resultando as cinzas. O significado das cinzas é que do pó viemos e para o pó voltaremos, sinal de conversão e de que nada somos sem Deus. Um símbolo da renovação de um ciclo. Os rituais se encerram no domingo, data da ressurreição de Cristo, com a Missa da Páscoa, que celebra o Cristo vivo.



Fonte: CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
Arquidiocese de São Paulo - Vicariato da Comunicação