sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

O QUE VOCÊ ACHA?????


Projeto obriga políticos a matricularem seus filhos em escolas públicas.

Uma idéia muito boa do Senador Cristovam Buarque.

Ele apresentou um projeto de lei propondo que todo político eleito (vereador, prefeito, deputado, etc.) seja obrigado a colocar os filhos na escola pública.


As conseqüências seriam as melhores possíveis.

Quando os políticos se virem obrigados a colocar seus filhos na escola pública, a qualidade do ensino no país irá melhorar. E todos sabem das implicações decorrentes do ensino público que temos no Brasil.

SE VOCÊ CONCORDA COM A IDÉIA DO SENADOR, DIVULGUE ESSA MENSAGEM.

Ela pode, realmente, mudar a realidade do nosso país.

O projeto PASSARÁ, SE HOUVER A PRESSÃO DA OPINIÃO PÚBLICA.

http://www.senado.gov.br/sf/atividade/Materia/detalhes.asp?p_cod_mate=82166

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 480, DE 2007
Determina a obrigatoriedade de os agentes públicos eleitos matricularem seus filhos e demais dependentes em escolas públicas até 2014.


PARABÉNS PARA O SENADOR CRISTOVAM BUARQUE.
BOA SORTE JUNTO A SEUS PARES.


IDÉIA SENSACIONAL!!!!










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PROJETO DE LEI DO SENADO Nº , DE 2007

PLS - PROJETO DE LEI DO SENADO, Nº 480 de 2007

Determina a obrigatoriedade de os agentes
públicos eleitos matricularem seus filhos e demais
dependentes em escolas públicas até 2014.

O CONGRESSO NACIONAL decreta:
Art. 1º
Os agentes públicos eleitos para os Poderes Executivo e
Legislativo federais, estaduais, municipais e do Distrito Federal são obrigados
a matricular seus filhos e demais dependentes em escolas públicas de
educação básica.





Art. 2º
Esta Lei deverá estar em vigor em todo o Brasil até, no
máximo, 1º de janeiro de 2014.
Parágrafo Único. As Câmaras de Vereadores e Assembléias
Legislativas Estaduais poderão antecipar este prazo para suas unidades
respectivas.

[WINDOWS-1252?] JUSTIFICAÇÃO
No Brasil, os filhos dos dirigentes políticos estudam a educação
básica em escolas privadas. Isto mostra, em primeiro lugar, a má qualidade da
escola pública brasileira, e, em segundo lugar, o descaso dos dirigentes para
com o ensino público.
Talvez não haja maior prova do desapreço para com a educação
das crianças do povo, do que ter os filhos dos dirigentes brasileiros, salvo
raras exceções, estudando em escolas privadas. Esta é uma forma de
corrupção discreta da elite dirigente que, ao invés de resolver os problemas
nacionais, busca proteger-se contra as tragédias do povo, criando privilégios.
Além de deixarem as escolas públicas abandonadas, ao se
ampararem nas escolas privadas, as autoridades brasileiras criaram a
possibilidade de se beneficiarem de descontos no Imposto de Renda para
financiar os custos da educação privada de seus filhos.
Pode-se estimar que os 64.810 ocupantes de cargos eleitorais –
vereadores, prefeitos e vice-prefeitos, deputados estaduais, federais, senadores
e seus suplentes, governadores e vice-governadores, Presidente e Vice-
Presidente da República – deduzam um valor total de mais de 150 milhões de
reais nas suas respectivas declarações de imposto de renda, com o fim de
financiar a escola privada de seus filhos alcançando a dedução de R$ 2.373,84
inclusive no exterior. Considerando apenas um dependente por ocupante de
cargo eleitoras.
O presente Projeto de Lei permitirá que se alcance, entre outros,
os seguintes objetivos:
a) ético: comprometerá o representante do povo com a escola
que atende ao povo;
b) político: certamente provocará um maior interesse das
autoridades para com a educação pública com a conseqüente
melhoria da qualidade dessas escolas.
c) financeiro: evitará a “evasão legal” de mais de 12 milhões de
reais por mês, o que aumentaria a disponibilidade de recursos
fiscais à disposição do setor público, inclusive para a
educação;
d) estratégica: os governantes sentirão diretamente a urgência de,
em sete anos, desenvolver a qualidade da educação pública no
Brasil.
Se esta proposta tivesse sido adotada no momento da
Proclamação da República, como um gesto republicano, a realidade social
brasileira seria hoje completamente diferente. Entretanto, a tradição de 118
anos de uma República que separa as massas e a elite, uma sem direitos e a
outra com privilégios, não permite a implementação imediata desta decisão.
Ficou escolhido por isto o ano de 2014, quando a República estará
completando 125 anos de sua proclamação. É um prazo muito longo desde
1889, mas suficiente para que as escolas públicas brasileiras tenham a
qualidade que a elite dirigente exige para a escola de seus filhos.
Seria injustificado, depois de tanto tempo, que o Brasil ainda
tivesse duas educações – uma para os filhos de seus dirigentes e outra para os
filhos do povo –, como nos mais antigos sistemas monárquicos, onde a
educação era reservada para os nobres.
Diante do exposto, solicitamos o apoio dos ilustres colegas para a
aprovação deste projeto.
Sala das Sessões,
Senador CRISTOVAM BUARQUE

kkkkkkkkkk LEIA

DEUS CRIOU O BURRO E DISSE:
> Trabalharás incansavelmente de sol a sol, carregando fardo nos lombos.
> Comerás capim , não terás inteligência alguma e viverás 60 ANOS.
> SERÁS BURRO
> O BURRO RESPONDEU:
> Serei burro, mas viver 60 ANOS é muito, Senhor.
> Dá-me apenas 30 ANOS
> Deus lhe deu 30 ANOS.
>

> DEUS CRIOU O CACHORRO E DISSE:
> Vigiarás a casa dos homens e serás seu melhor amigo.
> Comerás os ossos que ele te jogar e viverás 20 ANOS..
> SERÁS CACHORRO
> O CACHORRO RESPONDEU:
> Senhor, comerei ossos, mas viver 20 ANOS é muito.
> Dá-me 10 ANOS.
> Deus lhe deu 10 ANOS.
>
DEUS CRIOU O MACACO E DISSE:
> Pularás de galho em galho, fazendo macaquices, serás divertido e
> viverás 20 ANOS.
> SERÁS MACACO
> O MACACO RESPONDEU:
> Senhor, farei macaquices engraçadas, mas viver 20 ANOS é muito.
> Dá-me apenas 10 ANOS.
> Deus lhe deu 10 ANOS.
>
> DEUS CRIOU O HOMEM E DISSE:
> Serás o único ser racional sobre a face da Terra, usarás tua
> inteligência para te sobrepores aos demais animais e à Natureza.
> Dominarás o Mundo e viverás 30 ANOS.
> O HOMEM RESPONDEU:
> Senhor, serei o mais inteligente dos animais, mas viver 30 ANOS é muito
> pouco.
> Dá-me os 30 ANOS que o BURRO rejeitou, os 10 ANOS que o CACHORRO não
> quis, e também os 10 ANOS que o MACACO dispensou.
>
> E ASSIM DEUS FEZ O HOMEM ...
> Está bem...
> Viverás 30 ANOS como HOMEM.
> Casarás e passarás a viver 30 ANOS como BURRO, trabalhando para pagar
> as contas e carregando fardos. Serás aposentado pelo INSS, vivendo 10
> ANOS como CACHORRO, vigiando a casa.
> E depois ficarás velho e viverás mais 10 ANOS como MACACO, pulando de
> casa em casa, de um filho para outro, e fazendo macaquices para
> divertir os NETOS...

PÉROLAS DO ENEM

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QUASE NÃO PAREI DE RIR... MUITO LEGAL, PORÉM PREOCUPANTE!!! O FUTURO DO PAÍS ESTÁ NAS MÃOS DESTES ADOLECENTES... ESPERO QUE MELHOREM!!!


Demorou, mas saiu!

As pérolas do ENEM 2009


O tema da redação do Enem 2009 foi Aquecimento Global, e como acontece todo ano, não faltaram preciosidades. Lá vão:[Couto, Guilherme (EXT-Other - BR/Sao Paulo)] a

1) "o problema da amazônia tem uma percussão mundial. Várias Ongs já se estalaram na floresta." (percussão e estalos. Vai ficar animado o negócio)

2) "A amazônia é explorada de forma piedosa." (boa)

3) "Vamos nos unir juntos de mãos dadas para salvar planeta." (tamo junto nessa, companheiro. Mais juntos, impossível)

4) "A floresta tá ali paradinha no lugar dela e vem o homem e créu." (e na velocidade 5!)

5) "Tem que destruir os destruidores por que o destruimento salva a floresta." (pra deixar bem claro o tamanho da destruição)

6) "O grande excesso de desmatamento exagerado é a causa da devastação." (pleonasmo é a lei)

7) "Espero que o desmatamento seja instinto." (selvagem)

8) "A floresta está cheia de animais já extintos. Tem que parar de desmatar para que os animais que estão extintos possam se reproduzirem e aumentarem seu número respirando um ar mais limpo." (o verdadeiro milagre da vida)

9) "A emoção de poluentes atmosféricos aquece a floresta." (também fiquei emocionado com essa)

10) "Tem empresas que contribui para a realização de árvores renováveis." (todo mundo na vida tem que ter um filho, escrever um livro, e realizar uma árvore renovável)

11) "Animais ficam sem comida e sem dormida por causa das queimadas." (esqueceu que também ficam sem o home theater e os dvd's da coleção do Chaves)

12) "Precisamos de oxigênio para nossa vida eterna." (amém)

13) "Os desmatadores cortam árvores naturais da natureza." (e as renováveis?)

14) "A principal vítima do desmatamento é a vida ecológica." (deve ser culpa da morte ecológica)

15) "A amazônia tem valor ambiental ilastimável." (ignorem, por favor)

16) "Explorar sem atingir árvores sedentárias." (peguem só as que estiverem fazendo caminhadas e flexões)

17) "Os estrangeiros já demonstraram diversas fezes enteresse pela amazônia." (o quê?)

18) "Paremos e reflitemos." (beleza)

19) "A floresta amazônica não pode ser destruída por pessoas não autorizadas." (onde está o Guarda Belo nessas horas?)

20) "Retirada claudestina de árvores." (caráulio)

21) "Temos que criar leis legais contra isso." (bacana)

22) "A camada de ozonel." (Chris O'Zonnell?)

23) "a amazônia está sendo devastada por pessoas que não tem senso de humor." (a solução é colocar lá o pessoal da Praça é Nossa prá cortar árvores)

24) "A cada hora, muitas árvores são derrubadas por mãos poluídas sem coração." (para fabricar o papel que ele fica escrevendo asneiras)

25) "A amazônia está sofrendo um grande, enorme e profundíssimo desmatamento devastador, intenso e imperdoável." (campeão da categoria "maior enchedor de lingüiça")

26) "Vamos gritar não à devastação e sim à reflorestação." (NÃO!)

27) "Uma vez que se paga uma punição xis, se ganha depois vários xises." (gênio da matemática)

28) "A natureza está cobrando uma atitude mais energética dos governantes." (red bull neles - dizem as árvores)

29) "O povo amazônico está sendo usado como bote expiatório" (ótima)

30) "O aumento da temperatura na terra está cada vez mais aumentando." (subindo!)

31) "Na floresta amazônica tem muitos animais: passarinhos, leões, ursos, etc." (deve ser a globalização)

32) "Convivemos com a merchendagem e a politicagem." (gzus)

33) "Na cama dos deputados foram votadas muitas leis." (imaginem as que foram votadas no banheiro deles)

34) "Os dismatamentos é a fonte de inlegalidade e distruição da froresta amazonia." (oh god)

35) "O que vamos deixar para nossos antecedentes?" (dicionários)

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

PROVA BRASIL


A Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são avaliações para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Têm o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.



Nos testes aplicados na quarta e oitava séries (quinto e nono anos) do ensino fundamental e na terceira série do ensino médio, os estudantes respondem a itens (questões) de língua portuguesa, com foco em leitura, e matemática, com foco na resolução de problemas. No questionário socioeconômico, os estudantes fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho.



Professores e diretores das turmas e escolas avaliadas também respondem a questionários que coletam dados demográficos, perfil profissional e de condições de trabalho.



A partir das informações do Saeb e da Prova Brasil, o MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades existentes, promovendo, por exemplo, a correção de distorções e debilidades identificadas e direcionando seus recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias.



As médias de desempenho nessas avaliações também subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ao lado das taxas de aprovação nessas esferas.



Além disso, os dados também estão disponíveis a toda a sociedade que, a partir dos resultados, pode acompanhar as políticas implementadas pelas diferentes esferas de governo. No caso da Prova Brasil, ainda pode ser observado o desempenho específico das escolas públicas urbanas do país.



Os dados dessas avaliações são comparáveis ao longo do tempo, ou seja, pode-se acompanhar a evolução dos desempenhos das escolas, das redes e do sistema como um todo. Em 2009, as escolas rurais de ensino fundamental com mais de 20 alunos nas séries avaliadas também farão a Prova Brasil.

Piso Salarial Profissional Nacional – Lei nº 11.738, de 16/7/2008

O que é?



Em 16 de julho de 2008 foi sancionada a Lei n° 11.738, que instituiu o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica, regulamentando disposição constitucional (alínea ‘e’ do inciso III do caput do artigo 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias).



Decisão liminar do STF altera alguns pontos da lei do piso.




Confira a lei sobre o Piso Nacional do Professor
Palavras-chave: piso, piso salarial, piso do magistério, carreira, magistério, salário dos professores, valorização

PAZ NO TRÂNSITO


Paraibanos vivem a paz no trânsito durante os quatro dias de Carnaval


A Paraíba teve, segundo os dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran), um Carnaval sem acidentes graves em rodovias estaduais e cidades de maior fluxo de pessoas e veículos, devido a campanha de conscientização realizada no período, segundo informaram o superintendente do Detran, coronel Américo Uchoa, e o capitão Arilson da Silva Valério (comandante da Companhia), durante entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira (18), para divulgar o resultado da Operação Carnaval 2010.

Iniciada na semana passada, a operação fiscalizou 20 mil veículos, registrou 31 acidentes durante nos quatro dias de Momo, fez 500 notificações por diversos tipos de infrações e distribuiu 100 mil panfletos. Foram utilizados 60 agentes de trânsito do Detran e mais uma equipe de 108 policiais da CPTran. “São números que demonstram que a população atendeu aos apelos feitos durante a campanha de conscientização realizada nesse período”, comentou o coronel Uchoa.

Campanha continua – Conforme dados do Detran, aconteceram 31 acidentes com 17 pessoas feridas e nenhuma vítima fatal. “Com relação às vítimas os registros são baixos. Tudo isso é atribuído aos trabalhos de conscientização que vem sendo feito desde novembro do ano passado”, afirmou o coronel.

Segundo ele, a Campanha Paz no Trânsito vai continuar sem prazo para terminar, agora sendo estendida para as escolas, bares e locais de grande concentração, a fim de permitir que as pessoas possam se conscientizar de que não se pode misturar álcool com volante. “Podemos considerar que o resultado da Operação Carnaval 2010 foi satisfatório, porque as equipes estiveram nas ruas durante 24 horas. Nosso trabalho incluiu a prevenção e a fiscalização”, explicou.

Material utilizado – Durante os quatro dias de festejos de Carnaval, foram utilizados 2.000 bafômetros descartáveis, dos 4.000 à disposição, afora 26 bafômetros fixos. As equipes distribuíram 100 mil panfletos educativos junto aos motoristas e existem ainda 500 mil para distribuição durante as campanhas que se realizarão a partir de agora.

Sobre a fiscalização no interior do Estado, o coronel Uchoa informou que o trabalho é realizado com a efetiva participação do policiamento do CPTran, com a participação da Policia Militar, além dos agentes de Polícia Rodoviária Federal que já atuam normalmente. “Também no interior foi usado o bafômetro durante a operação”, disse.

Bombeiros - O Corpo de Bombeiros Militar do Estado da Paraíba (CBM-PB) também fez balanço final das atividades operacionais realizadas durante o período de Carnaval, considerando baixo o índice de ocorrências em comparação aos anos anteriores. Por exemplo, na terça-feira (16) – último dia de festejos – ocorreram 74 ocorrências em todo o Estado. Já em relação aos atendimentos pré-hospitalares, foram 46 ocorrências e 10 buscas e salvamentos. Cinco chamadas para combate a incêndios mobilizaram os membros da corporação, em João Pessoa. Já o 2º Batalhão de Bombeiros Militar (2º BBM), sediado em Campina Grande, registrou 18 ocorrências.


José Nunes, com fotos de Walter Rafael, da Secom-PB

ESPAÇO EDUCACIONAL ARCO-ÍRIS


Espaço Educacional Arco-Íris
Rua Domingos de Medeiros, 144 - Pombal - PB, 58840-000
(0xx)83 3431-2792‎

Os dias quentes de verão são sempre um convite para levar a turma ao parque. Mas não é só porque o vento é refrescante que atividades ao ar livre devem ser propostas. Ele, por si só, é um instrumento que estimula os pequenos a se movimentar, entrar em contato com os fenômenos da natureza e explorar sentidos, como o tato e a visão.

Brincadeiras e brinquedos simples, como bolhas de sabão, cata-ventos, pipas e aviões de papel, são ótimos para desafiar as crianças a usar o vento a favor dos próprios movimentos. "Quem brinca é sempre o corpo. Os brinquedos só o ajudam a brincar", explica a pesquisadora Renata Meirelles, autora do livro Giramundo e Outros Brinquedos e Brincadeiras dos Meninos do Brasil. Empinar pipas, por exemplo, exige o aprimoramento da coordenação motora, além de promover um olhar apurado sobre o movimento.

Em Cambira, a 382 quilômetros de Curitiba, as turmas da pré-escola de toda a rede municipal foram convidadas a montar e brincar com pipas. "A ideia era fazer as crianças perceberem a influência do vento e ter um contato inicial com as formas geométricas criadas durante a montagem dos brinquedos", diz Dóris Lucas Moya, mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), secretária municipal de Educação e responsável pelo projeto.

De acordo com Silvana Augusto, formadora do Instituto Avisa Lá e professora do Instituto Superior de Ensino Vera Cruz, ambos em São Paulo, ao abordar esse elemento da natureza, vale também levar as crianças a tomar consciência da relação que os seres humanos estabelecem com ele. "O vento é útil para quê?", "Que sensação provoca nos dias de frio?", "É possível criar vento?" e "Como percebemos que ele existe mesmo não conseguindo vê-lo?" são algumas das questões que podem ser lançadas para levá-las à reflexão (leia a sequência didática). "Agindo assim, o educador põe em prática uma ideia de Jean Piaget (1896-1980), que diz que o conhecimento se funda na ação e as crianças devem se relacionar com o mundo levantando hipóteses", diz ela.

Por fim, segundo explica Anibal Figueiredo Neto, mestre em ensino de Ciências e coordenador do Atelier de Brinquedos Científicos, interagir com o vento é um jeito interessante de ajudar as crianças a começar a pensar nas relações entre causa e efeito. "Elas não precisam saber explicar o porquê de todas as coisas quando estão na Educação Infantil, mas é importante que questionem sempre e percebam que uma provoca outra, como no caso do sopro que movimenta um barquinho de papel na água", afirma.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

CARNAVAL DO ESPAÇO EDUCACIONAL ARCO-ÍRIS


O CARNAVAL DO ARCO-ÍRIS,

FOI AQUELA AGITAÇÃO,

PROFESSORES AGITARAM,

COM OS ALUNOS NA AÇÃO,

PEQUENINOS FANTASIADOS,

ERA SÓ DESCONTRAÇÃO.


SERPETINA SPLAY DE CORES,

APITOS MÚSICAS E BAILÃO,

A TURMA ESTAVA ANIMADA,

NO CHARME DA ORNAMENTAÇÃO,

PROJETO QUE DESPERTOU,

ESTA ANTIGA TRADIÇÃO.


NO ESPAÇO ARCO-ÍRIS,

FOI BONITO DE SE VER,

A GURIZADA DANÇANDO,

BOTANDO PRA DERRETER,

E OS PAIS OBSERVANDO,

NO CORAÇÃO SÓ PRAZER.


Por: Zé Ronaldo